As metas são uma forma de nos motivarmos a sair da zona de conforto e ir muito além do que imaginávamos incialmente. Aliás, é a forma mais eficiente de transformar sonhos em realidade e geralmente começamos bem, mas logo deixamos tudo de lado. Afinal, como planejar e realmente cumprir as metas estabelecidas? Veja algumas dicas!
Coloque os planos no papel – Colocar no papel é a primeira dica. Um objetivo escrito consolida o pensamento, e o pensamento consolidado te leva a tomar uma ação. Então, escrever já é um primeiro passo importante, que ajuda a melhorar as chances de por o planejamento em prática.
Defina as prioridades – Emagrecer, conseguir um novo emprego ou uma promoção, empreender, fazer uma viagem internacional, comprar um imóvel, trocar de carro… São muitos os desejos que surgem neste momento. Mas quais são de fato os mais importantes para você? Sugiro o seguinte: faça uma lista com todas as suas metas e depois uma revisão escolhendo as suas cinco prioridades para o próximo ano. Quanto mais focado for o seu planejamento, maiores serão as chances de ter sucesso nele.
Planeje – Após definir as prioridades, começa o planejamento estratégico. Se a pessoa quiser, por exemplo, quitar suas dívidas em 2020. O primeiro passo é rever o seu orçamento pessoal. Deve-se verificar onde é possível cortar custos do cotidiano, estudar a possibilidade de uma atividade que gere renda-extra, negociar com os credores e a partir disso estabelecer um cronograma de pagamentos real e que caiba no bolso.
Estabeleça metas reais e objetivas – Não adianta colocar um objetivo inalcançável no seu planejamento, pois isso só vai gerar frustração, desânimo e, consequentemente, desistência. Quando a gente coloca metas muito agressivas, temos tendência a não cumprir. Seja gentil com você mesmo e estabeleça metas fáceis de curto prazo. À medida que for conquistando seus objetivos, passe para o próximo. Cada conquista trará fôlego novo e mais motivação. Coloque-se a praticar objetivos e ações mensais para chegar à meta estabelecida.
Priorize seu tempo – Muita gente abandona ou adia a conquista de suas metas com a justificativa de não ter tempo. Mas tempo é uma questão de prioridade e escolha. É você quem define onde quer alocar seu tempo, por isso é importante ter objetivos claros.
Mantenha a lista de prioridades a vista – Coloque-a em um lugar visível e inicie os seus dias querendo realizar os seus objetivos. Se precisar de ajuda extra, envolva outras pessoas no projeto para que cobrem a execução dele. Esta é uma possibilidade, a outra é contratar algum profissional (um coach, um nutricionista, um personal trainer…) para ajudar.
É interessante pensar em outras alternativas, caso alguma meta não der certo. Aprender com os erros e entender que as frustrações existem faz parte da vida. Ainda virão outros anos pela frente para tentar de outra forma. Se a forma A não deu certo, tente a B, se também não deu, tente o C. O plano serve como norte, mas pode ser que ele precise de alguma flexibilidade na sua execução. Só não faz sentido desistir.